sexta-feira, 11 de maio de 2012

* GOVERNO MENTE E NEGA ALIMENTOS AOS FAMINTOS BRASILEIROS!

Como está  a fome no Brasil durante um governo que tem slogan "País Rico é País sem miséria", sucessor de Lula que fez campanha contra a fome no mundo?
Governo deixa de resolver problemas cruciais nacionais e faz derrama de verbas para outros países (um meio de lavagem de dinheiro?)
Vejamos estatísticas e notícias:


A situação da fome no Brasil

A fome no Brasil tem endereço certo: onde há pobreza e falta de acesso a direitos sociais básicos.
Mesmo com a mobilização histórica da sociedade civil pela causa e a implementação de políticas públicas de segurança alimentar, ainda existem em todo país pessoas que não têm acesso a alimentos em quantidade e qualidade suficiente para a manutenção da saúde.
A desnutrição infantil dá sinais mais claros do problema nas áreas rurais e urbanas.
No Rio de Janeiro, na Cidade de Deus, uma pesquisa realizada em 2008, mostrou que 22% das mais de 2 mil crianças pesquisadas estavam desnutridas¹.

Em Alagoas, 9,5% das crianças de até 5 anos apresentam desnutrição crônica (baixa altura em relação à idade)².
A ActionAid aposta que a solução para o fome no país está no estímulo à produção sustentável de alimentos em nível local, aumentando a oferta de alimentos na própria região.
Também é preciso fazer valer os mecanismos legais (leis e políticas públicas) já existentes para garantir que ninguém sinta fome.
Fonte: http://www.actionaid.org.br/Nossaatuba%C3%A7%C3%A3ob/A%C3%A7%C3%A3onacional/AlimentA%C3%87%C3%83ODireitodeTodos/NoBrasil/tabid/148/Default.aspx



A fome provém da falta de alimentos que atinge um número elevado de pessoas no Brasil e no mundo. Apesar dos grandes avanços econômicos, sociais, tecnológicos, a falta de comida para milhares de pessoas no Brasil continua. Esse processo é resultado da desigualdade de renda, a falta de dinheiro faz com que cerca de 32 milhões de pessoas passem fome, mais 65 milhões de pessoas que não ingerem a quantidade mínima diária de calorias, ou seja, se alimentam de forma precária.

Número extremamente elevado, tendo em vista a extensão territorial do país que apresenta grande potencial agrícola. Mas isso é irrelevante, uma vez que existe uma concentração fundiária e de renda. Grande parte do dinheiro do país está nas mãos de somente 10% da população brasileira.

O difícil é entender um país onde os recordes de produção agrícola se modificam de maneira crescente no decorrer dos anos, enquanto a fome faz parte do convívio de um número alarmante de pessoas. A monocultura tem como objetivo a exportação, pois grande parcela da produção é destinada à nutrição animal em países desenvolvidos.

Mesmo com programas sociais federais e estaduais o problema da fome não é solucionado, o pior é que ela se faz presente em pequenas, médias e grandes cidades e também no campo, independentemente da região ou estado brasileiro.

A solução para a questão parece distante, envolve uma série de fatores estruturais que estão impregnados na sociedade brasileira. Fornecer cestas básicas não resolve o problema, apenas adia o mesmo, é preciso oferecer condições para que o cidadão tenha possibilidade de se auto-sustentar por meio de um trabalho e uma remuneração digna.
Por Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola


Em 2008, o País se escandalizou com a denúncia da Leila Suwwan (Globo) de que 60% da população do Maranhão só comia porque recebia os 150 reais (no máximo) do Bolsa Família. E não é só o Maranhão. No Piauí, eram 59%. Em Alagoas, 58%. Na Paraíba, 55%. No Ceará e Pernambuco, 53%.
Abaixo de 50%, a Bahia e Roraima com mais de 49%. Rio Grande do Norte, 48%. Acre, 47%. Sergipe, 46%. Tocantins, 45%. Pará, 42%. Abaixo de 40%, Amazonas com 39%, Amapá 38%, Rondônia 35%.
A partir daí, os que poderíamos chamar de não escandalosos: Espírito Santo e Minas Gerais com 25%, Mato Grosso do Sul 22%, Mato Grosso e Goiás 20%, Paraná, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro 7%, São Paulo 12%, Santa Catarina 10%, Brasília 6%.

BOLSA FAMÍLIA
Essa é uma estatística bíblica, dos tempos das sete pragas do Egito. Ou africana, da África de Biafra e Sudão, com suas multidões miseráveis. Dirão os insensíveis e insensatos que, se não houvesse o Bolsa Família, esses milhões de brasileiros iriam procurar trabalho para comer. Trabalho onde, se o desemprego aumenta e a educação não os prepara?
Os Mailson da Nóbrega da vida acham que essa merreca de 10 bilhões que o governo gasta por ano, para matar a fome de 50 milhões de pobres e miseráveis, devia ser dada aos banqueiros, para acrescentar aos 180 bilhões que o governo já paga de juros. Se dependesse desses “economistas”, o Banco Central fazia uma raspa e dava tudo aos bancos.

Transcrevi trechos do artigo Na Rússia náo tem fome. Cento e cinquenta reais, isso não passa dos oitenta dólares.

Ministros dos supremos tribunais e desembargadores recebem megasalários além do teto. E filhas de militares de alta patente recebem como herança altas pensões. Eta Brasil desconforme e repleto de regalias para uma minoria.

 
Enquanto isso o Governo brasileiro envia toneladas de alimentos para o exterior, esquecendo os famintos da nossa Nação! Veja a matéria publicada pelo próprio Palácio do Planalto mostrando "solidariedade aos povos famintos", enquanto a fome nacional existe:


Brasil doa mais de 132 mil toneladas de alimentos a outros países em menos de um ano

 VOCÊ ACHA CERTO MANDAR ESSE MONTANTE DE ALIMENTOS PARA O EXTERIOR QUANDO HÁ TANTA MISÉRIA EM NOSSO PAÍS? O GOVERNO É COERENTE E JUSTO? CUMPRE O SLOGAN QUE O MARKETING TANTO PROPAGA?

LINDOS SLOGANS DO GOVERNO:


MAS COMO VIMOS, A REALIDADE É OUTRA:



Nenhum comentário:

Postar um comentário